Já temos conosco a nova placa de desenvolvimento Raspberry Pi 5 que, após quatro anos e uma pandemia mundial, chega com um hardware mais potente.
Uma placa de desenvolvimento que, como sempre, apresenta uma infinidade de opções para aqueles que desejam desenvolver suas invenções com ela. Agora temos um novo SoC Broadcom BCM2712 que oferece 2 e 3 vezes mais desempenho, além de melhorias extensas na conectividade e alguns outros cortes.
Temos versões com 4 e 8 GB de RAM, além dos clássicos componentes extras, como a caixa oficial, um transformador USB-C de 27 W e um sistema de ventilação ativa
Especificações do Raspberry Pi 5
O novo Raspberry Pi 5 inclui um SoC Broadcom BCM2712 Quad Core com quatro processadores ARM Cortex-A76 capazes de atingir 2,4 GHz. Também temos uma nova GPU VideoCore VII com suporte para HVEC, OpenGL ES 3.1 e Vulkan, além de saída HDMI 2.0b até 4K@60fps HDR. Em termos de RAM, a versão oferecida inclui 4/8 GB LPDDR4X, temos um slot para cartão de armazenamento micro SD e conector NVMe. Como podemos ver, a tomada de áudio foi removida como o ponto mais marcante.
Essa exibição de potência tem um preço, o consumo é de 25 W, o adaptador oficial é de 5V 5A e, se quisermos atingir seu desempenho máximo, precisaremos dele. Se formos usá-lo com esse nível de energia, quase que necessariamente precisamos de um ventilador ativo que nos ofereça a marca. Algo para se ter em mente.
Lista das principais características
- CPU Broadcom BCM2712 quad-core de 2,4 GHz Arm Cortex-A76 de 64 bits, com extensões de criptografia, caches L2 de 512 KB por núcleo e um cache L3 compartilhado de 2 MB
- GPU VideoCore VII, compatível com OpenGL ES 3.1, Vulkan 1.2
- Saída de tela dupla HDMI® 4Kp60 com suporte a HDR
- decodificador HEVC 4Kp60
- LPDDR4X-4267 SDRAM (SKUs de 4 GB e 8 GB disponíveis no lançamento)
- Wi-Fi® 802.11ac de banda dupla
- Bluetooth 5.0 / Bluetooth Low Energy (BLE)
- slot para cartão microSD, com suporte para o modo SDR104 de alta velocidade
- 2 portas USB 3.0, com suporte para operação simultânea de 5 Gbps
- 2 portas USB 2.0
- Gigabit Ethernet, com suporte a PoE (requer PoE HAT separado)
- 2 × transceptores de câmera/display MIPI de 4 vias
- Interface PCIe 2.0 x1 para periféricos rápidos (requer HAT M.2 separado ou outro adaptador)
- alimentação CC de 5V/5A via USB-C, com suporte para Power Delivery
- Conector de 40 pinos padrão Raspberry Pi
- Relógio em tempo real (RTC), alimentado por bateria externa
- Botão de energia
Comparação com a Android TV-Box e o mini PC
Como sempre aconteceu com todas as placas Raspberry Pi, as opções que elas oferecem são inúmeras, mas é um produto voltado para o uso em desenvolvimento. Tenha em mente que faltam certos recursos que um usuário doméstico de multimídia e jogos pode precisar, muitos usuários podem achar mais confortável uma Android TV ou até mesmo um mini PC.
Pontos a considerar
- Sem capa protetora.
- Sem controle de uso direto.
- Sem DRM para aplicativos de áudio/vídeo e streaming.
- Não há sistema operacional padrão.
- Requer conhecimento técnico até um determinado nível.
- Ao adicionar a caixa, o adaptador de energia e o ventilador, o preço dispara.
Preço e disponibilidade
- A placa Raspberry Pi 5 estará disponível a partir de outubro a partir de US$ 60 para a versão de 4 GB e por cerca de US$ 80 para a versão de 8 GB de RAM, mais frete.